A partir de agora, iniciaremos uma jornada de conhecimento sobre a área de Remuneração e Benefícios. A nossa proposta é apresentar as principais funções da área, os profissionais envolvidos e em breve, vamos compartilhar uma cartilha com pontos fundamentais para ajudar no desenvolvimento da sua carreira.
A área de Remuneração e Benefícios é um dos subsistemas do RH, responsável por elaborar e atualizar tabelas salariais com base em políticas definidas pela Vicunha, na qual envolve estudos e simulações de alterações salariais e os seus impactos no custo de pessoal. Orienta e acompanha os processos de admissão, promoção e transferência de funcionários.
“O nosso objetivo é tornar comum as informações sobre os benefícios que as pessoas não conhecem. Queremos aumentar o engajamento dos funcionários da Vicunha e atrair potenciais talentos do mercado” – Segundo Luiz Fernando, especialista de Recursos Humanos.
Remunerar é muito mais do que pagar o salário ao final de cada mês, é:
- Reconhecer o valor de cada funcionário para o desenvolvimento e crescimento da organização;
- Remunerá-los de forma condizente a sua função e atividades desenvolvidas;
- Diminuir o nível de absenteísmo;
- Definir mais claramente as responsabilidades básicas de cada cargo na organização;
- Servir de base para evolução dos profissionais.
Existem três formas diferentes de remuneração, clique nos nomes abaixo e descubra quais são!
Remuneração Indireta
É o mesmo que dizer que são os benefícios concedidos pela empresa aos funcionários. Exemplo: assistência médica, seguro de vida, empréstimos pessoais, refeição, transporte, entre outros.
Remuneração variável
Está relacionada ao desempenho profissional individual ou de um grupo. Este tipo de remuneração deve criar mecanismos de incentivo para o alcance de objetivos e superação de desafios que se colocam periodicamente para as equipes e indivíduos.
Remuneração por competência
É avaliada em relação às responsabilidades e atividades que o funcionário assume, ou seja, o nível de complexidade.
A área de remuneração e benefícios não é o único instrumento para manter os funcionários dentro da organização, mas é um fator importante e incentivador para que eles queiram entrar e ficar.
Conheça o time de Remuneração e Benefícios: