Pilar de sustentabilidade contribui para fortalecer nosso ambiente humano e de negócios
Neste primeiro semestre, viemos falando bastante sobre nossos seis pilares de sustentabilidade. Começamos abordando dois deles em profundidade: o primeiro deles foi Mundo, apresentado em uma campanha que durou de fevereiro a março; e o segundo foi Recursos, sobre o qual trouxemos diversas pautas relacionadas ao uso consciente de água, energia, biomassa, algodão, cânhamo, etc.
E agora chegou a hora de entramos no terceiro pilar de sustentabilidade: a Cultura. Como empresa multinacional, valorizamos realidades multiculturais nas localidades em que atuamos, como Brasil, Argentina, Equador, Colômbia, México, América Central e Europa. As identidades regionais de cada país fortalecem a nossa forma de ver o mundo, de trabalhar e colaborar.
Apesar de todas as particularidades existentes, sejam pessoais, regionais, ideológicas, entre outras, estamos todos conectados aos valores primordiais da nossa empresa: crença, propósito e princípios. Esses elementos são uma espécie de bússola, que norteia nossos passos no dia a dia e fortalece o nosso caminho de evolução de cultural.
Mas, afinal, o que é cultura?
O termo é originado da palavra latina colere, que significa cuidar, cultivar e crescer. Ou seja, o mesmo vocábulo que denomina culturas agrícolas, como a cana, o arroz e o milho, é o mesmo que designa as relações humanas na sociedade. Isso porque, historicamente, todos nossos avanços sociais, econômicos, tecnológicos, artísticos, entre outros, foram consequência de um cultivo intenso de uma série de gerações. Se hoje colhemos alguns frutos da cultura humana, é porque, lá atrás, teve quem os plantassem.
E aqui na Vicunha é igual. Nossa evolução é construída por meio de avanços que dependem de todos nós. Sabemos que cultura é um jeito de pensar e fazer, um conjunto de comportamentos, atitudes, processos e procedimentos que definem a identidade, o estilo e o nosso jeito de ser.
Por que fortalecemos a nossa cultura diariamente?
Uma cultura clara e coesa, em que todos agem em direção a um mesmo objetivo, é fundamental para a eficiência e para um bom ambiente de trabalho. E aí é que entram nossa crença, propósito e princípios, que dão significado compartilhado ao nosso trabalho e é a base de uma cultura forte e coesa. Vamos rever cada um desses elementos?
Crença: Estilo é saber quem você é e traduzir essa identidade no seu jeito de vestir e viver.
Propósito: Estimular a cultura do jeanswear com soluções que permitam cada pessoa no mundo encontrar seu jeansidentity.
Princípios: Eles são os limites, os guias, os critérios que definem o nosso jeito de fazer negócios, como nos comportamos e construímos os nossos relacionamentos. Vamos relembrar cada um deles abaixo?
#NossaCultura | #PilaresDeSustentabilidade
Zaproxy dolore alias impedit expedita quisquam.