Na nossa empresa, temos diversas certificações, selos e programas, que demonstram nossa atuação responsável perante clientes, parceiros e comunidade. Ao assumirmos compromissos com diretrizes e práticas a respeito de temas como qualidade, meio ambiente e impacto social, estamos conferindo aos nossos processos e produtos uma maior credibilidade e confiança.
Como temos diferentes certificações, selos e programas, faremos uma série de conteúdos nas próximas edições da Voga destacando cada um deles. Dessa maneira, conseguiremos conhecer mais a fundo o que eles representam para a nossa empresa e como são importantes dentro da nossa jornada de sustentabilidade.
E para começar, vamos falar de duas certificações fundamentais para o nosso negócio, que são a ISO 9001 e a ISO 14001. Vamos saber uma pouco mais sobre cada uma delas?
ISO 9001
Nas unidades do Brasil, possuímos esta certificação desde 1998. Ela atesta sistemas de gestão da qualidade, analisando as ações, práticas e procedimentos técnicos e administrativos com o objetivo de assegurar um melhor desempenho dos processos, produtos e serviços. Nas nossas unidades fabris na América Latina, está sendo estudada a implantação do sistema de gestão integrado, sendo a base para a estruturação de certificações e programas desse tipo.
ISO 14001
Possuímos esta certificação desde 2000 nas unidades industriais Brasil. Ela atesta o sistema de gestão ambiental, analisando as ações, práticas e procedimentos técnicos e administrativos que garantam um melhor desempenho ambiental e contribua para a proteção do meio ambiente.
O que significa ISO e quando surgiu no mundo?
Em 1946, mais de 25 países se reuniram no Instituto de Engenheiros Civis de Londres para criar uma nova organização internacional, cujo objetivo era “facilitar a coordenação e unificação internacional dos padrões industriais”. A palavra ISO, por sua vez, é derivada do grego ISOS, que significa “igual”.
Atualmente, a ISO já cresceu para uma confederação de delegados de mais de 150 países e publicou mais de 16.500 padrões internacionais. Os delegados se reúnem regularmente para desenvolver padrões de gestão tanto novos quanto existentes.
Ou seja, esta é a mais importante organização de elaboração de normas e certificações de qualidade e sustentabilidade empresarial mundialmente.
Gostou de saber mais sobre as ISOs? Então fique ligado, pois em breve abordaremos aqui outras certificações importantes!
#NossoTrabalhoInteligenteSustentável | #JornadaSustentável