A partir desta segunda-feira (3/7), o botão com o polegar para baixo não aparecerá mais no nosso portal. Leitores ainda poderão enviar sugestões e críticas por meio de comentários ou diretamente para a área de Comunicação.
Ao ler esta matéria, você já deve ter percebido que a funcionalidade descurtir, ou unlike, não está mais ativa no lado superior direito da tela. E a pergunta que fica é: por que estamos removendo esta opção das nossas comunicações? A resposta é muito simples: para garantir o respeito aos nossos funcionários.
Isso porque, recentemente, alguns conteúdos sobre diversidade receberam centenas de descurtidas. Esta enxurrada violenta de reprovação a comunicações sobre diversidade configura assédio, bullying e homofobia. E, por isso, não pode ser aceita.
A medida de retirar o botão está em alinhamento à tendência de empresas como Instagram e Facebook, além de diversos portais jornalísticos, que não mantêm o botão unlike. Acreditamos que a medida vai ajudar a proteger a nossa gente de assédio e ataques por meio de avaliações negativas em massa, muitas vezes feitas por uma única pessoa, ou por um número pequeno de indivíduos que clicam repetidas vezes.
Antes de retirarmos a funcionalidade, ouvimos funcionários que manifestaram a sua insatisfação com o desrespeito gerado por meio das descurtidas. Então, baseados nos nossos princípios e no nosso Código de Ética e Conduta, que não permitem ações ofensivas, resolvemos retirar rapidamente esta funcionalidade.
“Em alinhamento aos nossos princípios, queremos criar um ambiente diverso, inclusivo e respeitoso, onde nossos funcionários se sintam seguros para se informar, comentar e colaborar. De maneira nenhuma podemos tolerar preconceito, assédio e homofobia por meio dos nossos canais, seja de forma direta ou indireta”.
Equipe de Comunicação
Como dar feedback aos nossos conteúdos?
Estamos sempre abertos a críticas, sugestões e colaborações de funcionários. E acreditamos que a retirada da função descurtir não interfere no nosso diálogo aberto. Por meio do campo comentários, abaixo de cada matéria, é possível enviar mensagens opinativas sobre melhoria a ser realizada. Além disso, nossos leitores também podem enviar um e-mail direto à área de Comunicação (comunicacao@vicunha.com.br), fazendo as manifestações desejadas.
#MaisRespeito | #NossaDiversidade