Nesta semana, estamos comemorando o Dia Internacional da Mulher. E para celebrar esta data, nós separamos algumas dicas de autocuidado, bem-estar, saúde física e mental, além de práticas que vão te ajudar a aumentar sua autoestima e cultivar o amor próprio.
Olhar para si, se cuidar, se amar, se aceitar e se valorizar são algumas das ações que fazem parte do autocuidado. E nós estamos aqui para lembrá-las: colocar em prática o que te deixa feliz e cuidar de si como cuida do outro também é um ato de amor!
E para ter uma qualidade de vida cada vez melhor, é essencial se alimentar bem. Além disso, uma alimentação balanceada pode ajudar a manter o sistema imunológico forte, melhorar o humor, reduzir o cansaço e ainda melhora a qualidade do sono.
Outra forma de cuidado é a prática de atividades físicas. Fazer exercícios de forma regular pode reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, além de que, atividades físicas liberam endorfina, que alivia o estresse e promovem tranquilidade e sensação de bem-estar.
Para mulheres mais maduras, existem boas opções de atividades, como:
- Natação;
- Hidroginástica;
- Pilates;
- Alongamento.
Já para as mulheres que querem dar o pontapé inicial, existem os exercícios aeróbicos que podem ser:
- Caminhada;
- Corrida;
- Musculação;
- Sessões de ginástica.
Mas falar da saúde feminina vai muito além de práticas e iniciativas que envolvem apenas as mulheres. Os homens também podem desempenhar papel fundamental de incentivo e apoio à manutenção dos cuidados femininos. Saiba como:
- Respeitar os seus espaços e limites;
- Dividir tarefas domésticas e de alimentação;
- Acolher e ajudar nos momentos de dificuldades;
- Incentivar meninas e mulheres a cuidarem de si e a ocuparem todos os espaços;
- Potencializar as suas qualidades.
Agir de forma preventiva é a melhor forma de cuidar da saúde! Conhecer a si própria, saber identificar suas emoções, seus limites e reconhecer quando precisa de ajuda é fundamental para cuidar da saúde de dentro para fora.
#8deMarço
#PoderFeminino
#AmorPróprio