Especial

SSMA Summit | Cenário da Saúde Suplementar na indústria brasileira

por Nathália Ribeiro | 31 de julho de 2025

Mesa redonda

Com Cristiano Gomes (mediador), Dr. Alexandre Lima, Michell Ways e Anne Meyre

No segundo dia do SSMA Summit Vicunha, a nossa mesa redonda 02 debateu um dos temas mais importantes para o desenvolvimento e a sustentabilidade da indústria brasileira: o cenário da saúde suplementar. Em um contexto de crescentes desafios econômicos e sociais, a saúde dos funcionários emerge como um pilar fundamental para a produtividade, a inovação e a competitividade das empresas.

Nos últimos anos, temos observado um dinamismo intenso no setor de saúde suplementar, impulsionado por fatores como o avanço tecnológico, o envelhecimento populacional, a inflação médica e as constantes mudanças regulatórias. Para a indústria, isso se traduz em um complexo balanço entre a necessidade de oferecer benefícios de qualidade para atrair e reter talentos e a busca por soluções que garantam a sustentabilidade financeira dos planos de saúde empresariais.

É preciso aprofundar a discussão sobre esses desafios e, mais importante, explorar as oportunidades e as melhores práticas para a gestão da saúde suplementar no ambiente industrial. Como? Debatendo temas como a busca por eficiência na gestão de custos, a importância da promoção da saúde e da prevenção de doenças, o papel da tecnologia na otimização dos serviços e as perspectivas futuras para o setor.

Contamos com a presença de especialistas e representantes de diversos setores da indústria, o que nos permitiu uma análise rica em diferentes pontos de vista. Foi um espaço de troca de experiências, de construção de conhecimento e de identificação de caminhos inovadores para garantir que a saúde suplementar continue sendo um diferencial estratégico, vetor de produtividade e longevidade para a indústria brasileira e para a Vicunha.

Veja abaixo os comentários dos nossos convidados no debate:

O sistema de saúde brasileiro é o SUS + Saúde suplementar. São complementares. E temos que olhar com muito cuidado. O SUS tem evoluído muito e consegue, sim, fazer um atendimento de qualidade em muitos locais que ele atua. E existe também a saúde suplementar, que é o serviço pago, o plano de saúde. Essa parceria pode ser vista nas campanhas de vacinação. Por exemplo, a Vicunha compra as vacinas, porém, também recebemos vacinas do SUS. Este é um dos exemplos.”

Cristiano T.G., gerente geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e mediador da mesa redonda 02

“Para boa parte das indústrias, essa escalada de custos de saúde já representa o segundo maior custo dentro das organizações. Então é importante fazermos bom uso deste plano de saúde de forma consciente. Para a empresa é muito mais que somente um benefício, é um investimento no seu pessoal, seu principal ativo, é importante para manter a redução de afastamentos, doenças e custos.”

Dr. Alexandre L. 

“Devemos olhar a saúde suplementar não somente como um benefício, mas como uma estratégia da empresa que tem efeitos colaterais de produtividade e na redução do absenteísmo.”

Michell W. sócio e Co-Fundador na Proativa Consultoria de Benefícios e Seguros  

“Estamos em um momento de mudança cultural, a partir do momento que desenvolvemos na empresa programas para a qualidade de vida como o PRASER Saúde, quem vem ajudando na prevenção de doenças. Deve existir um ecossistema de saúde em que a liderança precisa estar envolvida no dia a dia do funcionário, RH e as operadoras de saúde para realizar a conexão desses dados de saúde para a melhor tomada de decisões.” 

Anne M.N, coordenadora de Remuneração e Benefícios.

Que as reflexões e as estratégias compartilhadas sirvam de inspiração e ferramenta para que a nossa empresa, continue a inovar e aprimorar suas abordagens em saúde. O futuro dos benefícios na indústria está em constante evolução, e é por meio de eventos como este que construímos um caminho mais saudável e produtivo para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *