Especial

SSMA Summit | Riscos psicossociais no trabalho. Uma nova era de cuidado, consciência e transformação

por Jessica Pinheiro | 31 de julho de 2025

Painel com Dr. Raimundo Neto

O nosso SSMA Summit 2025 chega ao segundo e último dia. Até aqui, tivemos momentos memoráveis de muito aprendizado, networking, palestras e mesas redondas.

Na quinta, dia 17 de julho, iniciamos os trabalhos com um convidado especial, o juiz do trabalho Dr. Raimundo Dias Neto. Ele esteve na Vicunha para apresentar o painel “Riscos psicossociais no trabalho”. O Ministério Público do Trabalho apresentou em maio deste ano mudanças nas normas de trabalho NR1 e NR17, trazendo obrigatoriedades nos cuidados com a saúde mental e enfatizando os riscos psicossociais no ambiente corporativo.

“As empresas terão algumas obrigações a mais com os trabalhadores”, explicou Dr. Raimundo Neto. “A partir de agora, a saúde mental é um fator de risco, assim com a saúde física, os cuidados ambientais, entre outros. A urgência do tema se dá pelo aumento das doenças. Em 2024, o Brasil teve 472.328 pedidos de afastamento no INSS por transtornos mentais. Se formos pensar na quantidade de brasileiros que trabalham informalmente, esse número é absurdamente maior, apontou.

Segundo essa pesquisa, o Brasil teve um aumento significativo nos afastamentos de trabalho por questões de saúde. De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, mais de 3,5 milhões de trabalhadores se afastaram devido a doenças que exigem licença por incapacidade temporária. Essa elevação nas taxas de afastamento tem gerado preocupação, não apenas pelos impactos econômicos, mas também pelos reflexos no bem-estar dos trabalhadores brasileiros.

Pensando no bem estar dos trabalhadores, foi exigido que as empresas se adequem às novas normas até maio de 2026. Veja quais são as principais mudanças:

Raimundo Neto enfatizou ainda a importância do trabalho para a vida das pessoas, veja:

O trabalho é um meio de transformação, tudo está relacionado a algum tipo de ocupação. Precisamos proteger as pessoas, garantir a segurança e a saúde, pois a ocupação é uma dimensão na nossa existência. As normas de saúde e segurança têm que ser executadas, pois são a proteção do trabalho humano.”

O papel das empresas e das lideranças para a adequação às novas regras é essencial, pois são os agentes transformadores e os responsáveis diretos pela implantação desses cuidados.

Quais os primeiros passos para se adequar às novas normas?

  1. Capacitar lideranças e equipe de SST;
  2. Atualizar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR): inclua riscos psicossociais no inventário de riscos;
  3. Implementar ações preventivas: reorganizar jornadas, promover um clima saudável, melhorar a comunicação e o reconhecimento;
  4. Monitorar continuamente: revise o plano de ação com base em indicadores e feedback dos funcionários;
  5. Prepare-se para auditorias: mantenha registros atualizados e acessíveis, inclusive digitais.

A Vicunha agradece mais uma vez a presença do Dr. Raimundo Dias que trouxe ensinamentos tão importantes. Alinhados aos nossos princípios de Integridade e Relações Duradouras e Inovação e Excelência estamos comprometidos em nossa melhoria contínua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *