Nossa Gente

Tecelagem na Argentina: “Cada vez mais mulheres estão ingressando no setor”

por Vicunha | 22 de maio de 2023

Confira entrevista com María Fernanda Machuca, instrutora da Tecelagem, em San Juan. Ela conta os marcos da inclusão feminina na unidade!

Historicamente, homens e mulheres foram destinados a ocupar cargos diferentes, por causa de crenças, tradições patriarcais, e visões de mundo, muitas vezes, preconceituosas e restritivas. Porém, as coisas estão mudando, e as estruturas sociais e empresariais passaram a se flexibilizar devido a pressões de grupos sociais e, com isso, as mulheres hoje já ocupam espaços que antes eram impensáveis.

María Fernanda Machuca, instrutora do setor de Tecelagem da Vicunha Argentina, relembra os marcos dessa evolução na unidade em que trabalha:

“Em 2012, quando a Vicunha adquiriu a área de Tecelagem, éramos 3 mulheres. Fui a primeira a entrar no setor e depois entraram mais 10 mulheres. Nosso trabalho era preparar o terreno, uma tarefa geral”

María Fernanda Machuca na Produção

Em janeiro de 2013, começou a trabalhar na Tecelagem, sendo a única funcionária do setor. Em junho de 2022, ela foi promovida a instrutora e teve que realizar novas tarefas de urdidura e engomadeira.

No final de 2022, outro marco da evolução: Dante Morales, chefe da Tecelagem, decidiu contratar mais mulheres para o setor de Urdideiras. Até o momento, são 7 funcionárias que trabalham ao lado de homens, realizando tarefas de carga e descarga, montagem de pentes, substituição de maquinistas, entre outras tarefas. Antes, a parte de carregamento era feita apenas por homens.

Cada vez mais mulheres assumem cargos na Produção na Argentina

“Como experiência, fiquei muito animada quando meu chefe me escolheu. Eu não esperava. Aprendi muito, atender máquinas não é a mesma coisa que lidar com pessoas… Quero continuar aprendendo para poder contribuir com o meu melhor conhecimento para quem ingressa na área. Minha meta é continuar crescendo para que a Tecelagem avance e continue melhorando”

María Fernanda certamente abriu caminhos dentro da empresa. Assim como Jéssica Mariane, uma das mulheres pioneiras na área de Mecânica da unidade de Maracanaú, que contou a sua história recentemente para nós. Para relembrar clique aqui!

#Diversidade  |  #MulheresNaProdução  |  #NossaGente

Comentários 1

  • Boa tarde!muito bom,essa atitude visa a importância que a empresa tem em viabilizar o reconhecimento da mulher em certas cargos,isso mostra a evolução e o crescimento integro que a vicunha tem com os funcionários.👏👏👏