No ano passado, a metodologia TPM (Gestão Produtiva Total) foi implementada nos Filatórios e Bobinadeiras 11 e 12 da unidade de Pacajus. Com o envolvimento dos operadores na tomada de decisão e organização da rotina de trabalho, eles passaram a compreender melhor a importância de cada um no processo, e isso resultou em um engajamento significativo e melhorias diárias no trabalho.
Com a implementação do Time de Gestão Autônoma, os colaboradores assumiram a responsabilidade pelos cuidados básicos dos equipamentos. Essa mudança foi essencial para transformar a cultura organizacional, reforçado no GEROT OPI realizado diariamente.
O comprometimento e a dedicação da equipe foram determinantes para acelerar a implementação do TPM, permitindo sua expansão para outros Filatórios e Bobinadeiras. A expansão foi marcada pelo Dia D, uma grande ação de limpeza adotada pela equipe para atingir os objetivos da área. Essa iniciativa ocorreu nos dias 14, 21 e 29 de janeiro de 2025, abrangendo todos os turnos e contando com ampla participação dos colaboradores de vários setores envolvidos.
Wenderson A., atua como Operador de Produção e para ele o trabalho coletivo e empenho de toda equipe foram os motores de sucesso do projeto.
“Todo mundo se empenhou para entregar um bom resultado, desde o pessoal da mecânica até a elétrica e a produção. Foi uma experiência fantástica que possibilitou a restauração da máquina. A colaboração e o comprometimento de toda a equipe foram essenciais para o sucesso desse projeto!”, declarou.
Para o chefe do setor, Vicente de P., os ganhos são inegáveis e o objetivo agora é continuar buscando a melhoria contínua dos processos.
“A implementação do TPM em nosso setor de Filatório Ring foi um grande desafio, mas os resultados mostraram que valeu a pena. Antes do TPM, enfrentávamos constantes paradas não programadas e uma baixa eficiência dos equipamentos, o que impactava diretamente na nossa produção e na qualidade do fio produzido.
Quando implementamos a gestão autônoma e os operadores passaram a atuar na inspeção e nos cuidados básicos dos equipamentos, percebemos um aumento significativo no engajamento da equipe.
As paradas não programadas diminuíram, a eficiência dos equipamentos aumentou e a produção ficou mais estável. Pequenas ações diárias de manutenção preventiva fazem toda a diferença para evitar grandes falhas.
Hoje, o TPM se tornou um pilar essencial em nosso processo produtivo. Ainda há desafios, especialmente com a necessidade constante de manter a disciplina e o comprometimento de todos, mas os ganhos em produtividade e confiabilidade dos equipamentos mostram que estamos no caminho certo. Seguimos evoluindo e buscando novas formas de aprimorar nossa operação.”, comentou Vicente.
O avanço do TPM reflete nosso princípio de Autonomia e Conhecimento, permitindo que os colaboradores envolvidos se tornem protagonistas na melhoria do desempenho das máquinas e na eficiência dos processos.
INSERIR GALERIA DE FOTO