Nossa Gente

Um pai presente importa

por Vicunha | 3 de agosto de 2023

O Dia dos Pais pode ser uma data cheia de afeto e carinho para alguns. Mas, infelizmente, para muitos, esse momento pode ser bem complicado. O abandono paterno é uma realidade de proporções assustadoras no Brasil. Em 2020, mais 6% das crianças foram registradas apenas com os nomes da mãe.

Outro dado que chama a atenção foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aponta que 11,6 milhões de famílias são formadas por mães solo. Ou seja, mães que criam seus filhos sozinhas, sem apoio do genitor. E ainda piora quando é analisada a renda dessas mulheres: aproximadamente 60% dessas mães solo vivem abaixo da linha da pobreza.

Além de todos esses dados, é importante ressaltar que o abandono paterno pode trazer consequências invariantes, como a perda de autoestima, dificuldade na construção de novos vínculos, de estabelecer confiança com diversas pessoas, além dos desdobramentos na vida escolar dos filhos.

Conheça os tipos de abandono paterno:

Abandono material

Ocorre quando o genitor deixa de prover recursos básicos para a sobrevivência do menor.

Abandono intelectual

Acontece quando o genitor deixa de prover a educação básica para o menor. Estima-se que 2,5 milhões de crianças não estão na sala de aula.

Abandono afetivo

Talvez o que mais traga consequências a níveis psicológicos para a criança e para o adolescente. Pode ser definido como a indiferença afetiva em relação ao filho.

Todo herói precisa estar presente na vida dos seus filhos! Vista a sua capa e assuma as suas responsabilidades.

#ChameSeuHeroi