Conheça nossa plataforma de moda social
Para empoderar o trabalho de estilistas, designers, costureiras, e empreendedores da cadeia têxtil, temos a V.Tex, um banco de tecidos que contribui para a prática da moda social. Por meio de doações de artigos para associações de criadores em situação de vulnerabilidade social, impulsionamos jovens para a produção de coleções sustentáveis.
E não para por aí! A V.Tex abre as portas para estabelecermos parcerias com novos estilistas: além da doação de tecidos para que eles criem suas coleções e alavanquem suas carreiras, também disponibilizamos conhecimento técnico sobre produtos, tendências, sustentabilidade e mercado.
Conheça algumas iniciativas apoiadas pela Vicunha por meio do V.Tex:
A Cria Costura capacita jovens mulheres em situação de vulnerabilidade social para a confecção. Elas são empoderadas para todo o processo produtivo de peças de roupa, contribuindo para a geração de renda e autonomia financeira das profissionais que fazem parte da ação.
A PanoSocial é uma empresa que gera valor com a confecção de produtos têxteis sustentáveis social e ambientalmente. Eles promovem a ressocialização de ex-detentos, empregando-os em uma rede de produção de roupas, uniformes, acessórios e produtos customizados, utilizando matéria-prima ecológica e processos produtivos conscientes. Com isso, ajudam a reduzir impactos ambientais e a diminuir a reincidência criminal, contribuindo para a paz social.
A Casa de Criadores é uma plataforma dedicada à moda e à arte brasileiras, abrindo espaço para novos estilistas revelarem seu trabalho com coleções e desfiles de alto nível.
O Projeto PIM (Periferia Inventando Moda) é uma iniciativa que mobiliza a comunidade em torno do poder transformador da moda e tem como principal local das iniciativas a comunidade de Paraisópolis.
O Grupo Mulheres do Brasil atua na capacitação de jovens mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa surgiu em 2013, a partir da união de 40 mulheres que sonhavam em engajar a sociedade na conquista de melhorias para o país. Hoje, são milhares de integrantes no Brasil e no exterior.
E falando em moda social, esse é o tema do quarto episódio do V.Talks, o podcast da Vicunha: moda e inclusão! Nesse bate-papo, vamos conhecer empreendedores e iniciativas que estão movimentando o fazer criativo no cenário da moda.
Elitista ou revolucionária? Se a indústria da moda, para além da função de vestir, nasceu atrelada à demonstração de poder das elites, também se mostrou uma ferramenta poderosa de resistência e de inclusão social de grupos marginalizados. Clique aqui para ouvir esse episódio agora!
#ModaSocial | #IntegridadeRelaçõesDuradouras