2023 foi um ano agitado nas passarelas! Além das tendências apresentadas pelas marcas de luxo nas principais semanas de moda do mundo, tivemos filmes, bailes e shows inspiradores para o mercado. Esses eventos ditam o consumo dos próximos meses, por isso, é muito importante relembrar o que rolou!
Os desfiles que ocorreram na São Paulo Fashion Week, em Paris, Milão, Copenhagen, Nova York e Londres trouxeram, entre as principais tendências, produções monocromáticas, total jeans, hot pants, calça cargo, modelagem justa e muito mais. Os eventos acontecem entre os meses de setembro e novembro, com colaborações, presença dos mais renomados estilistas e celebridades. Veja abaixo os principais destaques do ano:
– Total jeans continua em alta
Recorrente em várias temporadas, especialmente no streetstyle, o look total jeans foi presença garantida no guarda-roupa das fashionistas. Com lavagens marcantes, simples ou elaboradas, camisas, calças, casacos e até calçados entraram no mood do jeanswear. De todas as formas possíveis de ser usado, o jeans é um clássico do guarda-roupa que se reinventa com o tempo. A cantora Beyonce chegou de surpresa no Brasil e elegeu um look de Patrícia Bonaldi. As peças eleitas são do desfile de inverno/2023 da estilista brasileira em Nova York (EUA).
– Calça cargo foi a queridinha
Resgatando a estética dos anos 2000, a ousadia da calça cargo vai além da aplicação de bolsos em suas laterais. De modelagem ampla, a peça vem se transformando e ganhando as passarelas nacionais e internacionais em diferentes cores e modelos. De aparência ligada ao streetwear, é encontrada em várias versões para um visual mais despojado e fashionista que se transforma a cada temporada.
– Pharrel Williams é o novo diretor criativo de moda masculina da Louis Vuitton
Desfile ao ar livre ao longo do rio Sena reuniu celebridades como Beyoncé, Jay-Z, Rihanna e Anitta. Músico e produtor substitui Virgil Abloh, que exerceu a posição entre 2018 e o final de 2021. Na ocasião, modelos desfilaram pela passarela com música ao vivo, exibindo agasalhos enfeitados com pérolas ou peludos e jaquetas brilhantes com estampas em todas as cores e tamanhos. O desfile trouxe uma abordagem da Louis Vuitton de misturar estilo urbano com luxo. “Sou o segundo homem negro a ter essa experiência no planeta, a maior casa de moda do mundo”, disse Williams, em uma entrevista antes do desfile, referindo-se ao cargo que ocupa desde fevereiro.
– Tendência Barbiecore
Quem aí assistiu Barbie? Peças cor de rosa no estilo da boneca mais famosa do mundo viralizaram nas redes sociais devido ao lançamento do longa estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling. O pink fever também se deve à coleção de Pierpaolo Piccioli para a Valentino no Outono-Inverno 2022-2023. A vibração da cor lavou a passarela e todos os looks em um monocromatismo que rendeu muitos cliques.
– MiuMiu traz o curtíssimo para as passarelas
Quebrando padrões e incitando novos sentidos, o comprimento micro foi um dos momentos mais notáveis nas passarelas. Quando Miuccia Prada apresentou a calcinha e os comprimentos curtíssimos – tanto no desfile da coleção Outono-Inverno 2023 como para o Verão 2024 da Miu Miu na semana de moda de Paris – todos os olhos se voltaram para as peças por baixo de maxi blazers.
Outros destaques
A moda possui uma infinidade de meios de se comunicar além das passarelas. Outros destaques durante o ano de 2023 que surpreenderam foi o Met Gala (Baile de gala anual de angariação de fundos para o benefício do Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque), que trouxe como tema um dos principais nomes da moda – ‘Karl Lagerfeld: A Line of Beauty’. O objetivo foi prestar uma homenagem ao ex-diretor criativo da Chanel. Muitas celebridades desfilaram looks no tapete vermelho que remetiam aos gostos pessoais do estilista e à sua visão criativa.
Outro ponto alto foi a sexta turnê da cantora Beyonce, Renaissance. Bey não se limitou apenas à musicalidade: seu show foi uma experiência completa, repleta de looks exuberantes de alta costura confeccionados por marcas como Alexander McQueen, Courrèges, Balmain, Loewe, David Koma, entre outros.
Calendário 2024
Ufa! Quanta coisa em 2023 não é mesmo?! Esse ano que chegou também promete entregar muita tendência. Confira o calendário das principais semanas de moda de 2024:
- Semana de Moda Masculina de Milão: 12 a 16 de janeiro
- Semana de Moda Masculina de Paris: 16 a 21 de janeiro
- Semana de Alta-Costura de Paris verão: 22 a 25 de janeiro
- Semana de moda de Copenhague: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
- Semana de moda de Berlim verão: 5 a 8 de fevereiro
- Semana de Moda de New York inverno: 8 a 14 de fevereiro
- Semana de Moda de Londres: 16 a 20 de fevereiro
- Semana de Moda de Milão inverno: 20 a 26 de fevereiro
- Semana de Moda de Paris inverno: 26 de fevereiro a 5 de março
- São Paulo Fashion Week: 17 de fevereiro a 20 de abril
- Denim City São Paulo: 21 a 23 de maio
*Fontes:
G1 / Vogue / Revista L’officiel / Revista VLK / Agrund / Traum