No último mês, finalizamos a formação da segunda turma de facilitadores TPM da Vicunha. O grupo iniciou as capacitações em março do ano passado com treinamentos teóricos, que abrangem o processo de implementação de TPM e seus conceitos básicos, bem como os pilares iniciais do processo de implantação. A equipe também passou sete meses realizando projetos práticos nas áreas, sendo acompanhada pela consultoria.
Os projetos foram desenvolvidos nas áreas de Fiação, Indigo, Tingimento e Acabamento das três unidades fabris no Brasil, e contou com a participação de lideranças e equipes dessas áreas, tendo os facilitadores como apoio metodológico.
O curso que começou a ser implantado em 2021 nas nossas unidades fabris é hoje considerado referência metodológica para a Vicunha. O laboratorista de Maracanaú, Francisco Hugo Gomes, foi líder do projeto de redução de não qualidade no índigo e, para ele, o treinamento auxiliou não só o desenvolvimento de suas habilidades profissionais, mas também pessoais.
Desde a implantação do TPM na Vicunha, estamos desenvolvendo e capacitando pessoas, pois acreditamos que, somente por meio da nossa gente, vamos conseguir adaptar esse modelo de gestão para a nossa realidade industrial.
Elizeu Stohr, analista da Manutenção Mecânica em Natal, e integrante do projeto de redução de corretivas na Pad Steam III (máquina de tingimento contínuo), ressalta a importância do uso da metodologia para a Vicunha e para a sua carreira profissional.
Após o encerramento e avaliação dos projetos, os facilitadores em formação tiveram a conclusão do treinamento teórico, conhecendo um pouco mais sobre os demais pilares da metodologia e a estratégia para o TPM na Vicunha em 2023, ano em que terão um papel fundamental.
Com essa turma, o TPM concluiu a formação de 15 novos facilitadores que já contam com desafios para este ano, seja para projetos estratégicos ou para a condução da expansão do TPM para todas as áreas produtivas. Até o momento, cerca de 40 funcionários foram capacitados para agregar valor a um modelo ainda mais inteligente e produtivo.
TPM: Uma metodologia de referência
A tradução da sigla TPM significa Gestão Produtiva Total. É uma metodologia que tem por objetivo proporcionar condições favoráveis para que o processo seja capaz de operar de forma padronizada e sem interrupções, aumentando a produtividade e reduzindo as perdas. Tendo como base o nosso princípio de autonomia e conhecimento, a gestão TPM dá ao operador autonomia para operar as máquinas por meio da capacitação.
Veja como foram os encerramentos nas unidades fabris:
#GestãoProdutivaTotal #TPM #NossoTrabalhoInteligente