Na semana passada aconteceu a VII Semana de Engenharia Têxtil (SETEX) Indústria, Meio Ambiente e Inovação em Natal, Rio Grande do Norte. O evento trouxe uma programação repleta de conhecimento, tecnologia e sustentabilidade. Com o objetivo de promover integração entre estudantes, professores, pesquisadores, profissionais do setor têxtil e da indústria, fortalecendo o diálogo entre a academia e o mercado.

O atual conselheiro da Vicunha, Marcos De Marchi, Engenheiro Mecânico Têxtil e Membro do Conselho Fiscal da ABIT, palestrou no evento com o tema “Desafios e Oportunidades para o Engenheiro Têxtil do século XXI”, onde abordou o cenário do mercado atual e os desafios. Trouxe dicas essenciais sobre como o engenheiro têxtil pode atuar nas empresas. Ele frisou:
“Os estudantes precisam ir além do ensino técnico: é essencial desenvolver a parte humana. Aprender a liderar e a ser gestores fará toda a diferença no mercado de trabalho. É hora de se especializar, dominar psicologia, gestão, idiomas… e não apenas a técnica da engenharia.”
De Marchi é apaixonado por engenharia, pauta sua carreira na indústria com muita solidez e cargos importantes. Ele finaliza sua palestra falando da importância de seguir estudando e das relações institucionais, pois além do caráter técnico, aprendeu a se comunicar melhor e alicerçar relações sólidas, que foram responsáveis em ajudar a alavancar sua carreira.

A Vicunha valoriza eventos como a SETEX, que trazem exemplos inspiradores, como o de De Marchi, cuja trajetória de sucesso motiva os jovens a construir carreiras brilhantes.
Desafios e Oportunidades para o Engenheiro Têxtil do século XXI
A atuação do engenheiro têxtil é fundamental no atual contexto, em que a exigência de custo competitivo segue mandatória, mas pressionada por um ambiente complexo de evolução tecnológica (digital, materiais), maior consciência ambiental (poluentes/ GEE), exigências regulatórias, legislação trabalhista, fontes de energia, o novo perfil dos trabalhadores. Desafio que exige preparo, constante atualização mas traz enormes oportunidades de carreira.
Marcos Antonio De Marchi, Engenheiro Mecânico Têxtil (FEI-SP,1979); cursou o PGA – Programa de Gestão Avançada da Fundação Dom Cabral e do INSEAD (Fontainebleau) e outros cursos em renomadas instituições internacionais (Columbia University e IMD-Lausanne).
Cargos que ocupa atualmente:
▪ Conselheiro da Vicunha Têxtil;
▪ Conselheiro emérito da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química);
▪ Membro do Conselho de Ética e Integridade da ABRAFAS (Assoc. Bras. Fibras Artificiais e Sintéticas);
▪ Vice-Presidente do Conselho de Economia da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
▪ Membro do Conselho Fiscal ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil)
