Na última quarta-feira, dia 29/10, a Vicunha esteve representada no Congresso Internacional da ABIT 2025, por meio da participação do Diretor Corporativo de Gente & Gestão, Alexandre F.. O painel, que trouxe o tema “Capital Humano: O Coração da Produtividade”, reuniu lideranças de empresas referência em gestão de pessoas, como Great Place to Work® Brasil e Suzano, com mediação de Rafael Cervone, presidente do CIESP e presidente emérito da ABIT.
A presença da Vicunha nesse espaço reforça sua relevância e protagonismo dentro da cadeia têxtil, levando ao centro das discussões nacionais o olhar humano e estratégico que sustenta sua atuação. O congresso, considerado um dos principais fóruns da indústria têxtil e de confecção, promoveu reflexões sobre inovação, sustentabilidade, tecnologia e o papel das pessoas no fortalecimento do setor produtivo brasileiro.

Para o diretor Alexandre F., participar do Congresso Internacional da ABIT foi uma oportunidade valiosa para reforçar um tema que considera estratégico: o papel das pessoas no aumento da competitividade e da sustentabilidade do setor têxtil e de confecção.
“Durante o evento, ficou evidente que os desafios e transformações da indústria — especialmente no contexto da inovação tecnológica e da transição para modelos mais sustentáveis — exigem organizações centradas no desenvolvimento humano. A produtividade está diretamente relacionada aos fatores da cultura organizacional, capacitação contínua e engajamento dos times. Na Vicunha, acreditamos que investir em capital humano é investir no futuro”, declarou.

Por fim, Alexandre F. trouxe também experiências da Vicunha Têxtil e algumas reflexões sobre os desafios de tangibilizar o capital humano nas empresas. Com base em pesquisas internacionais e nacionais, ele destacou os altos índices de desengajamento profissional. Alexandre também reforçou que a cultura, o líder e o ambiente são os principais fatores que interferem no engajamento. “Empresa que não evolui sua cultura para chegar num estágio maduro, não lida com a complexidade e o intangível”, complementou.
Com essa participação, a Vicunha reforça seu papel de referência no setor, levando para o palco da ABIT a reflexão fundamental de que o futuro da indústria é construído por pessoas e para pessoas.
#EvoluirJuntos
