Em cada empresa, a combinação de gestão, práticas, processos e colaboradores com características únicas cria a cultura organizacional. Para garantir que todos falem a mesma língua e promovam o nosso princípio de diálogo aberto, implementamos na Vicunha a metodologia de Gestão de Rotina – GEROT.
Essa abordagem busca analisar nossos resultados, estabelecer uma rede de colaboração e garantir excelência operacional. O GEROT pode ser implementado em qualquer área da empresa e para ser eficaz precisa existir uma mudança cultural e comportamental.
Mas como funciona o GEROT?
A Gestão de Rotina é uma forma de gestão à vista, em que metas, performances e resultados são expostos em quadros e salas com um acompanhamento diário. Os colaboradores reservam um momento do seu dia para conversar sobre os resultados obtidos no dia anterior, fazer o acompanhamento dos indicadores e visualizar de forma clara os melhores caminhos para solução de possíveis problemas.
Existem 3 níveis de GEROT em nossa empresa, são 3 siglas que vem do inglês para cada nível, o KPI, KMI e OPI.
OPI – Ritual de Gestão da Operação junto com a Supervisão
Neste momento, o supervisor dedicará tempo junto aos operadores para analisar os acontecimentos do dia anterior, utilizando indicadores de segurança, qualidade e produção. Os operadores apontam os pontos de atenção para o dia atual e indicam onde precisam de ajuda da supervisão para garantir a produção prevista.
KMI – Ritual de Gestão da Supervisão junto com a Chefia
Durante essa etapa, o chefe dedicará tempo para analisar a semana anterior junto com os supervisores. Serão relatados os acontecimentos da semana anterior, juntamente com os indicadores de segurança, qualidade e produção. Os supervisores indicam os pontos de atenção para o dia atual e identificam onde precisam de ajuda dos chefes para garantir a produção prevista.
KPI – Ritual de Gestão da Chefia junto com a Gerência
Na ocasião, o Gerente visitará as áreas de forma semanal, quinzenal ou mensal, para verificar como está o andamento junto com os chefes, quais são as ações prioritárias e quais indicadores precisam de atenção. Também será feito um gemba (visita ao local onde as atividades acontecem) para observar pontos de segurança, 5S e possíveis melhorias.
Conheça 5 benefícios do GEROT
- Constrói uma equipe altamente alinhada e capacitada;
- Promove a gestão do tempo;
- Identifica lacunas e conflitos nos processos;
- Transforma os problemas identificados em oportunidades;
- Melhora o clima organizacional.
Os GEROT’S são avaliados por auditorias pelas equipes de TPM e Gestão Integrada Lean, o método de avaliação é baseado em três grandes critérios: Métodos e Resultados, Gestão à vista e Comportamento.
Cada critério conta com perguntas específicas para verificar a aderência, que estão disponíveis no formulário da auditoria.
A metodologia de Gestão de Rotina se tornou uma importante ferramenta no desenvolvimento de processos da Vicunha, baseando-se em nossos princípios de Gente e Diálogo Aberto e Inovação e Excelência.
#FicaADica: Se a sua área ainda não possui gestão de rotina, consulte seu gestor para saber como pode ser integrado!