Estamos finalizando o mês da Segurança da Informação e vamos encerrar falando um pouco sobre Phishing.
Phishing são ameaças virtuais, também chamados de crimes cibernéticos, e resume-se em uma fraude eletrônica, uma técnica de adquirir informações sigilosas, de maneira simples, para atrair e induzir a pessoa a fornecer informações como senhas de Internet Banking e números de Cartão de Crédito, e a maneira mais comum é enviar um e-mail para a vítima solicitando a confirmação de dados pessoais.
Ao compartilhar estas informações, as pessoas têm sua conta e cartão violados e podem ser vítimas de crimes de falsa identidade ou perder dinheiro através de transações financeiras indesejadas.
Agora vamos aprender a reconhecer o Phishing? Veja abaixo dicas importantes!
Existem algumas maneiras que podemos identificar o phishisg: desconfie quando você receber ofertas muito lucrativas sem precedentes e serviços muitos baratos; muitos enviam falsas declarações de ganhadores de prêmios, viagens, smartphones e carros. Tudo vem de graça e muito fácil, não clique! Se caso você tiver dúvidas sobre campanhas e sorteios basta entrar diretamente nos sites dos anunciantes antes de ter uma ação errada, que é clicar e “cair no golpe”. Fique atento também ao remetente desconhecido, se receber mensagens de remetentes que não conhece, suspeite. O mesmo vale para bancos, empresas grandes com quem não tem vínculo ou de personagens estrangeiros.
Trouxemos também algumas dicas de como se proteger!
- Analise o e-mail e não clique em quaisquer links: Avalie as informações e a intenção do e-mail recebido. Certamente com uma leitura dinâmica você já vai conseguir reduzir os riscos de clicar em um conteúdo malicioso.
- Uso do antivírus: São diversos os motivos pelo qual você deve ter um antivírus e um deles é para se proteger de phishing.
- Multifator de autenticação: É um processo que envolve duas ou mais formas de autenticação, uma seguida da outra, para checar se a pessoa que está fazendo acesso é de fato a pessoa autorizada, aumentando assim a segurança.
- Certificado de Segurança SSL: Sempre verifique se um domínio possui o selo de segurança que certifica que a hospedagem do site é segura para a troca de informações entre o usuário e o servidor, podemos observar um cadeado no hiperlink.
- Não abra anexos: Esses arquivos possuem malware anexados. Eles podem danificar o computador, roubar suas senhas, além de espiar suas ações, câmera e microfone. E é um dos principais caminhos para disseminação de Ramsomware – criptografar seus dados e solicitar resgate.
- Não forneça informações pessoais: Bancos, Correios, empresas e administradoras de cartão de crédito não pedem dados dos clientes por e-mail. Em caso de dúvida, entre em contato pelo telefone ou pelo site oficial da empresa.
- Não confie nas imagens: Para maior chance de sucesso, os cibercriminosos usam logotipos, cores e slogan das marcas para dar mais veracidade ao e-mail. Por mais que pareça ser uma mensagem verdadeira, desconfie.
Para melhorar ainda mais o entendimento da nossa gente, veja o vídeo e fique por dentro desse assunto tão importante!
Depois de entendermos o que é phishing e conhecermos as medidas para combatê-lo, vamos proteger os dados contra esse tipo de golpe?
E para saber mais sobre como se proteger, clique e acompanhe nossas matérias sobre Cibersegurança e conheça as melhores práticas para manter suas contas e senhas blindadas contra ataques cibernéticos.
#UmCliqueSeguro #MêsDaSegurançaDaInformação