Quem gosta de carnaval não pode se esquecer de cuidados básicos com a saúde. Mantenha uma alimentação leve, use roupas frescas, descanse, use protetor solar, beba água frequentemente e não dirija sob efeito de álcool. Antes de enfrentar a maratona de desfiles, festas e blocos, ou mesmo viajar com amigos e familiares, confira alguns cuidados para curtir o carnaval.
1 – Hidratação
Estamos no verão e, por isso, é preciso ter atenção especial com a hidratação. Para minimizar os efeitos do calor e manter o corpo hidratado, beba muita água, sucos naturais, água de coco e refrescos com frutas frescas como: melancia, melão, tangerinas, laranjas e abacaxi. Atenção: bebida alcoólica não hidrata! Ao contrário, o álcool tem função diurética, ou seja, estimula o organismo a eliminar água através da urina, podendo causar desidratação.
2 – Proteção solar
Os desfiles de escolas de samba acontecem à noite, mas os blocos, em sua maioria, desfilam durante o dia, sob o sol escaldante do verão. Não deixe de usar protetor solar no rosto e no corpo. Vale, também, usar chapéus e óculos escuros. Além disso, prefira roupas leves e confortáveis.
3 – Alimentação
Evite alimentos gordurosos e apimentados, prefira aqueles leves, à base de saladas de folhas e legumes, macarrão e carnes magras ou ovos, que fornecem energia para pular muito! Como nessa época o risco de infecções intestinais causadas pelo consumo de água ou alimentos contaminados aumenta, muita atenção com o que for comer na rua!
4 – Evite a transmissão de doenças:
Caso esteja gripado ou com Covid, evite a multidão. Além de prevenir a transmissão viral, você também vai ajudar o seu organismo a descansar para se recuperar bem. E sempre é bom lembrar: não se esqueça da camisinha! Além da Aids, o uso do preservativo previne a contaminação por outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis e hepatites virais (B e C).
5 – Dengue, zika e chikungunya
Antes de viajar, identifique os locais onde a água pode ficar parada em sua casa. Calhas, declives no terreno e ralos que possam estar entupidos devem ser vistoriados e limpos. O mesmo vale para a caixa d’água e para os recipientes que possam acumular água, como garrafas, potes, latas, pneus, que devem ficar sempre protegidos da chuva.
6 – Vacinação
Manter as vacinas em dia é sempre importante para garantir a sua saúde e a de quem você ama. Procure um posto de saúde e atualize seu cartão de vacinação.
7 – Fique distante das caixas de som do bloquinho
Não importa se está tocando marchinha, samba, axé ou frevo: no carnaval, o volume costuma ser alto e o resultado disso pode ser uma lesão na laringe ou nos ouvidos. E todos queremos sair com a audição em dia depois da festa, certo?
8 – Descanse
No calor de aproveitar a folia, provavelmente a última coisa que você vai querer é parar para descansar, mas não caia nessa! Seu corpo precisa de descanso para repor as energias, assim você até aproveita mais o carnaval. Muitas vezes, uma pausa de alguns minutos basta para repor suas energias por algumas horas, mas o sono da noite não pode ser substituído.
9 – Se beber, não dirija
Por fim, a nossa dica de cuidado com a saúde no carnaval mais importante: se beber, não dirija! Dirigir sob o efeito do álcool é uma das principais causas de acidentes no trânsito no carnaval. Dê preferência ao transporte público ou motorista de aplicativo.
10 Carnaval sem folia também pode!
Se você não é um folião, não se preocupe. Há uma série de possiblidades para você aproveitar essa época do ano. Fazer passeios nos nossos inúmeros parques, explorar atividades ao ar livre ou mesmo descansar vendo aquele bom filme são ótimas opções. O bloco que muita gente quer colocar na rua é o das maratonas e das grandes estreias da sua séria preferida. Na Netflix, por exemplo, as dezenas de novidades em fevereiro garantem uma belíssima nota 10 no quesito diversão.
E lembre-se: Não é NÃO! Saiba ouvir e dizer “não”.
#Carnaval2024 | #SaúdeBem-Estar