É tão gostoso cuidar de si… Tirar um tempo para pausar a rotina, cuidar da mente, estar com os amigos, família, ver um filme ou tomar um sol na praia. Tudo isso faz parte do nosso cuidado com o corpo, a mente e com a alma. Mas sabe, a saúde precisa vir em primeiro lugar na fila do autocuidado. Sem ela, não podemos seguir com a nossa vida plenamente. E é pensando nisso que em comemoração ao Outubro Rosa, a Vicunha lança a campanha “Se conhecer e se cuidar, PREVENIR É SE AMAR”!
Vamos agora responder algumas questões importantes acerca desse assunto. Chega junto pra entendermos um pouco mais sobre quais os melhores caminhos para o autocuidado.
Você sabe quais os exames de imagem que detectam o câncer de mama?
Se você pensou em mamografia, acertou. Este é o principal exame no rastreamento do câncer de mama, mas há outros que poderão ser indicados dependendo de cada caso. Por isso, realizar consultas médicas e os exames de rastreamento indicados periodicamente são formas seguras de garantir que está tudo bem com a sua saúde. Faz sentido?
Qual a função do autoexame?
É uma maneira de conhecer suas mamas e, caso perceba alguma alteração, entrar em contato com seu médico para que o diagnóstico apropriado seja feito.
Vamos falar sobre câncer de mama?
Este é o câncer mais comum entre mulheres no mundo. Isso você já sabe. O que você precisa saber é que, se detectado na fase inicial, a chance de cura pode chegar a 90%. Quanto mais cedo falarmos sobre ele, mais a prevenção vira uma rotina de autocuidado, autoconhecimento e autoamor.
Com que idade começo a me preocupar?
A maioria dos casos ocorre após os 50 anos de idade e, no Brasil, os dados mostram que o número de casos novos em mulheres de 40 a 50 anos é maior em comparação a alguns outros países. Por isso, a recomendação da Comissão Nacional de Mamografia é de iniciar o rastreamento a partir dos 40 anos. Nas pacientes de alto risco, ou seja, se houver histórico pessoal ou familiar, os exames devem começar mais cedo. Sempre é bom lembrar que consultas regulares ao ginecologista, que também irá avaliar as mamas, podem iniciar mais cedo, já na adolescência.
O que posso fazer para me prevenir?
O câncer de mama tem várias causas, desde fatores genéticos e hereditários, até aqueles relacionados com a parte hormonal, fatores ambientais e comportamentais. Algumas medidas podem auxiliar na prevenção – adotar hábitos saudáveis sempre é uma boa pedida. Atividade física (sob a supervisão de um educador físico e indicação do médico), alimentação balanceada e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas podem ajudar.
Então, já sabe: fale frequentemente com o seu médico e realize os exames preventivos indicados.
#OutubroRosa #DeclareSeuAmorPorVocêMesma #PrevenirÉseAmar
Show💕
omnis hic vel provident minus sed error earum corrupti sed omnis. rerum sapiente ut ex aut deleniti. enim et est molestiae est dolor alias aut placeat magnam quas iure nesciunt excepturi qui cupiditat
doloremque voluptatem praesentium ut sed culpa perferendis. quis consequatur voluptas ducimus animi ut ipsum quia minima dolorum nobis nobis.
aut distinctio voluptatem libero ut voluptatum fugit ipsum quibusdam omnis est natus veritatis ipsa recusandae. quia ea voluptas cum doloremque dolore corporis incidunt.