No último ano, evoluímos em uma série de frentes na empresa. Uma dela foi a nossa Comunicação Interna. De janeiro a dezembro, fortalecemos a nossa revista eletrônica semanal Voga e o Portal Meu RH, onde ficam hospedados nossos comunicados semanais.
A digitalização de nossos canais comunicativos possibilitou que informação e conhecimento chegassem para todos nossos funcionários, independentemente do setor ou da unidade em que trabalhem. E os acessos estão na palma da mão da nossa gente: 70% da leitura é feita via celular e 30% via computador.
Voga
Com 110 edições publicadas globalmente em 2024, e com 820 conteúdos divulgados na revista eletrônica, hoje a Voga é percebida dentro da empresa como uma ferramenta de comunicação que agrega valor ao nosso trabalho na Vicunha. Por meio de matérias e reportagens, coberturas de eventos, entrevistas especiais, infográficos, vídeos e campanhas temáticas, levamos as informações relevantes da semana para nossos leitores no mundo.
Criada em duas línguas, o português e o espanhol, a Voga é o primeiro canal de comunicação corporativo internacional, possibilitando que nossos funcionários na América Latina tenham informações integradas e oficiais sobre o nosso negócio. Além disso, a Voga possibilita o intercâmbio de conhecimento sobre a empresa, promovendo a troca de ideias e experiências entre nossas unidades no mundo.
Portal Meu RH
Na época em que foi criado, há exato um ano e meio, o portal recebia cerca de três mil visitas mensais. E, a partir da estratégia de integração com a Voga, atualmente recebe em média 32 mil acessos mensais (10 vezes mais), demonstrando a relevância deste canal. Em 2023, o portal teve 390 mil visualizações de página.
Também o número de visitantes aumentou, com uma alta de 160%. Em janeiro, 2,6 mil pessoas acessaram o portal, enquanto, em novembro, 6,8 mil funcionários entraram no site em busca de conteúdos relevantes.
Interação e colaboração
Por meio das funcionalidades “curtir” e “comentar”, nossos conteúdos são avaliados por leitores. Dessa maneira, conseguimos medir a qualidade das publicações, bem como a sua relevância para nossos funcionários no mundo. Além disso, desenvolvemos conteúdos a partir de sugestões de pautas trazidas pelas áreas de negócio da empresa por meio dos Facilitadores de Comunicação. Com a ajuda desses funcionários, conseguimos entender o que os setores precisam comunicar, quais as prioridades da agenda corporativa e como podemos fazer as divulgações de maneira mais assertiva, clara e eficiente. Sempre de forma colaborativa e ouvindo a nossa gente!
Novos formatos físicos
Para reforçar a comunicação visual com nossos públicos nas fábricas e nos ambientes administrativos, ampliamos estruturas físicas de informação. Entre elas estão displays de mesa para restaurantes e copas, além de grandes suportes de acrílico para posters em paredes e pilares. Com estes novos modelos, conseguimos ativar campanhas, informativos, sorteios e desafios de forma mais efetiva e participativa.
Além disso, reformamos nossos quadros de aviso, conhecidos como murais, em todas as nossas unidades no Brasil. No total, mais de 20 estruturas foram revitalizadas e adesivadas com a nossa nova identidade visual, tornando estes suportes mais atrativos para a mensagem comunicativa.
Comunicação mais sustentável
Em alinhamento aos pilares de sustentabilidade e princípios da empresa, a área de Comunicação vem adotando práticas para reduzir o impacto ambiental de suas operações nas nossas unidades. A estratégia sustentável foi estruturada no Plano de Comunicação Interna de 2023, criado em janeiro deste ano com a contribuição de diversas áreas da companhia.
E como era de se esperar, o planejamento já vem dando bons frutos. Melhoramos o impacto ambiental de ativações e eventos em que participamos da produção, se comparado às realizações de 2022. A melhoria das iniciativas se deu, principalmente, com a diminuição total ou parcial de brindes de plástico ou de banners e faixas de lona das ações realizadas.
Como alternativa, passamos a utilizar papel em banners e tecidos com aplicação de serigrafia nas faixas. Para brindes, damos preferência ao uso de madeira, bambu, papelão, tecidos, entre outros materiais orgânicos. A utilização do plástico, quando realizada, é feita com artigos reciclados, ajudando a dar um novo ciclo de vida a materiais já descartados.
#TrabalhoInteligente | #ComunicaçãoVicunha
ISSO E BOM POREM NEM TODOS TEM ACESSO A UM COMPUTADOR OU CELULAR
NO MEU SETOR BENEFICIAMENTO SO SEI DE ALGUMA INFORMACAO POR OUTROS COLEGAS DE TRABALHO DE OUTRAS AREAS
NEM OS ANIVERSSARIANTES DO MES TEMOS INFORMACOES NOSSO QUADRO JA NAO E ATUALIZADO DESDE JUNHO DO ANO PASSADO