Chegamos a mais um capítulo da nossa editoria especial, Gente que Vibra. E hoje vamos falar de um esporte democrático, acessível e muito praticado, a corrida de rua! Aqui na Vicunha, valorizamos um estilo de vida saudável, apoiando nossa gente e incentivando cada vez mais as pessoas a adotarem esses tipos de hábitos.
A prática da corrida traz muitos benefícios. São eles:
- A melhora no condicionamento físico
- Qualidade no sono
- Redução da incidência de doenças
- Fortalecimento muscular
- Melhora da capacidade cardiorrespiratória
- Controle da pressão arterial
- Emagrecimento
- Aumento de disposição
- Manutenção da saúde emocional
- Aumento da expectativa de vida
Muitos funcionários da nossa empresa praticam o esporte, participam de competições, conquistam prêmios e até mesmo pódios. Já tivemos nossa gente na São Silvestre, você sabia? Abaixo, reunimos alguns deles e trouxemos depoimentos de como a corrida os transformou.
Funcionário da Vicunha há 18 anos, o senhor Nonato dos Santos viu sua vida mudar há 6 anos, quando começou as corridas.
Conhecido como Nonatinho Foguete, devido a quantidade de pódios conquistados, o auxiliar é corredor de elite e já participou de várias competições, foram tantas que ele perdeu as contas. Em 2021, viajou para a São Silvestre, em São Paulo, de ônibus. Tudo pela experiência de conhecer uma das maiores competições do mundo.
“Foi uma viagem cansativa, na pandemia, além disso não consegui patrocínio e nem apoio, fui sozinho, com a coragem de viver esse sonho. Correr na São Silvestre me deu a oportunidade de vivenciar a competição, conhecer pessoas e lugares que marcaram a minha vida.”
Nonatinho “Foguete” – Auxiliar de Expedição LGI, Pacajus
Warlen Alves, Bombeiro Civil em Maracanaú, já soma 66 corridas com 47 pódios! Ele pratica desde 2017 e tem um amor pelo esporte.
Ele complementa: “Agradeço a Deus pela disposição de chegar aonde cheguei, sou amador mas treino bastante, posso dizer que já faço parte da elite da corrida, pois sempre consigo pódios. O esporte proporciona mudança de vida, saúde e ajuda a sair do sedentarismo. Estamos aqui para somar e incentivar.”
Amizade dentro e fora das pistas
Sabe aquele incentivo essencial para fazer algo novo?
Foi assim com a Keyliane e a Layna, mecânicas da Vicunha, uma de Maracanaú e a outra de Pacajus. Elas se conheceram na empresa e construíram uma relação de amizade. Há 8 meses Keyliane iniciou na corrida, logo depois, através do incentivo da amiga, Layna também passou a praticar a atividade. Veja o que elas disseram:
“A corrida faz parte de mim, da minha rotina, dos meus treinos e quero levar até o fim de minha vida. Treino 4x por semana e consigo conciliar com o trabalho e casa. Entrei em um grupo de corrida “Corre Ceará” e já incentivei vários amigos. O esporte traz diversos benefícios para a saúde, principalmente para a mente. Além disso, é inclusivo, sempre tem PCDs nas competições que participo. Não é porque você tem uma limitação que você não pode participar, não existe idade para começar, basta ter um tênis e disposição. O acolhimento também me encanta, a corrida é o esporte individual mais coletivo que existe.”
Keyliane Teixeira – Mecânica de Manutenção, Maracanaú
“Comecei a correr através do incentivo da Keyliane! Na época não estava muito bem comigo mesma, mentalmente e fisicamente! Concilio meus treinos com o trabalho e estudo, sempre em busca de uma qualidade de vida melhor. A corrida me ajudou a voltar a ser a pessoa que eu era antes e sou muito grata por isso! Se eu puder dar uma dica é, comece! Vá devagar, se inscreva em uma competição, faça o percurso andando mesmo, e tira aquela foto pós prova com os amigos! A sensação é incrível e você não vai se arrepender!”
Layna Andrade – Mecânica de Manutenção, Pacajus
Natal
Foi a oportunidade de mudar de vida que fez Francisco de Assis conhecer e se apaixonar pela corrida. O mecânico começou a correr aos 15 anos de idade para se preparar para o exército. Hoje, aos 46 anos, o mecânico da Fiação, na unidade de Natal, já participou de mais de 100 corridas.
Francisco conta como a corrida melhorou a sua qualidade de vida. Veja:
Há alguns anos ele desejava a realização de uma corrida na Vicunha, diz que este momento é a realização de um sonho.
“Eu me sinto realizado, sempre participei de corridas em outras empresas e me questionava o motivo de a Vicunha nunca ter realizado. Com a inauguração do programa PraSer visualizei a possibilidade e quando vi a matéria na Voga anunciando a corrida me senti realizando um sonho!”
Lindas histórias, não é mesmo? Mas não paramos por aí, abaixo a Samantha Monteiro, Analista de Dados do RH, finaliza nossos depoimentos falando sobre a importância da disciplina. Confira:
Veja mais fotos dos nossos atletas:
Deseja iniciar? Veja algumas dicas:
- Comece aos poucos:
Inicie seus treinos com caminhadas e pequenas corridas intercaladas. Conforme seu condicionamento físico melhora, aumente gradualmente a intensidade e a duração dos treinos.
- Use equipamentos e acessórios corretos:
Utilize tênis adequados para corrida, que proporcionem amortecimento e suporte aos seus pés. Além disso, utilize roupas leves e confortáveis, que facilitem a movimentação durante a prática.
- Defina pequenas metas:
Estabeleça metas realistas e alcançáveis, como correr determinada distância em um determinado tempo. Isso ajudará a manter a motivação e o progresso gradual.
- Aumente gradativamente seus treinos:
À medida que seu condicionamento físico melhora, aumenta gradualmente a frequência e a intensidade dos treinos. Lembre-se de respeitar os limites do seu corpo e dar tempo para o descanso e recuperação adequados.
- Anote seus avanços e conquistas:
Mantenha um registro das suas corridas, anotando a distância percorrida, o tempo e como você se sentiu. Isso permitirá acompanhar seu progresso ao longo do tempo e se motivar com suas conquistas.
Parabéns aos nossos atletas pela dedicação, disciplina, pelo foco e por não desistirem diante dos obstáculos! Vocês são verdadeiras inspirações! #prasersaúde
Parabéns a todos 👏
São fontes de inspiração para nós!!!
Parabéns a todos os corredores
Orgulho demais dos nossos atletas ♥ E sem sombra de dúvidas nossa corrida interna será um sucesso, e eu já estou contando os dias para esse momento lindo ♥
Fico muito feliz em ler os depoimentos dos amigos da Vicunha. Ainda não sou como eles, mas estou tentando do meu jeito e no meu tempo. Faço parte do Programa Pra Ser Saúde e sou grata por isso. O programa me fez ‘acordar’ para a importância de cuidar de mim, da minha saúde. Ainda não consegui atingir minhas metas, porém sei que conseguirei. #saúde.
Que matéria linda! Amei falar sobre algo que amo muito. Estou ansiosa para correr a corrida Pra ser Saúde! Vamos todos juntos em busca de qualidade de vida cada vez melhor. 🙂
Muito inspirador para todos nós, parabéns aos nossos atletas e ao time de comunicação por oportunizar essa publicação.
Parabéns a todos pela dedicação.