Nossa Saúde e Segurança

Entendendo a importância do Compliance em SSMA na Vicunha

por Bruno Lopes | 1 de julho de 2024

O que é Compliance em SSMA?

No decorrer dos anos os processos foram evoluindo sua complexidade através de procedimentos, automação, múltiplas operações e constante transformação, necessitando cada vez uma maior adesão a uma cultura organização madura onde os aspectos de SSMA façam parte dos sistemas de produção, onde as adaptações das pessoas e processos devem ser analisadas como prática de aprendizado constante.

Compliance em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) significa seguir um conjunto de políticas, regulamentos, procedimentos e práticas que garantam uma conformidade relacionado aos padrões éticos organizacionais, ou seja, para nós essa definição não abrange somente o atendimento a requisitos legais, mais o que fazemos dentro do nosso sistema que nos conduza para uma excelência operacional.

Simplesmente procurar aplicar regulamentos mínimos é suficiente para evitar danos as pessoas e ao meio ambiente? Não. O compliance efetivo é aquele que busca gerenciar os riscos com ações eficazes com base na melhoria dos processos.

Como funciona na Vicunha?

Na Vicunha, temos uma série de práticas e procedimentos para garantir o compliance em SSMA:

  • Código de Ética: Este é o nosso guia de boas práticas. Ele nos ajuda a entender o que é certo e errado no dia a dia.
  • Políticas e Procedimentos: São as regras detalhadas que todos devem seguir, como usar equipamentos de proteção individual (EPI) ou seguir os protocolos de emergência.
  • Certificações: A Vicunha possui várias certificações que mostram nosso compromisso com a segurança, saúde e meio ambiente, como a ISO 45001 e ISO 14001.
  • Treinamentos e Aprendizado: Realizamos treinamentos constantes para que todos saibam como agir de maneira segura e responsável. É como ter aulas de segurança no trânsito para saber como atravessar a rua sem perigo.
  • Programas: O PRA SER traz para nosso sistema uma série de práticas que busca uma evolução organizacional baseada em prevenção e melhoria dos processos.

Não podemos esquecer que as regulamentações são feitas para todos e para os perigos que afetam a todos. Existem “danos” que podem ser significativos para um ou um pequeno número de trabalhadores, mas não para outros. E isso somente pode ser resolvido com práticas preventivas que surjam levando em consideração o trabalho diário, onde os operadores possam a todo o momento avaliar suas atividades e os aprendizados diários.

Compliance é um trabalho em equipe

Assim como em um time de futebol, todos precisam fazer sua parte para que a empresa continue segura e em conformidade com suas práticas. Cada funcionário tem um papel importante em segui-las e reportar qualquer melhoria. Juntos, podemos criar um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos.

Então, lembre-se: compliance em SSMA não é apenas sobre seguir regras. É sobre cuidar de nós mesmos, dos nossos colegas e do nosso planeta. Vamos todos jogar dentro das regras e garantir que a Vicunha continue sendo um lugar seguro e acolhedor para trabalhar!