Olá! Chegamos com mais uma pauta especial da área de Tecnologia da Informação. A dica de hoje é: cuidados com seus equipamentos da empresa. Aqui na Vicunha, os funcionários estão conectados a todo momento, seja pelo celular corporativo, tablet, telefone fixo ou computador e notebook, eles são as nossas estações de trabalho.
Você sabia que precisa fazer a sua parte para protege-los de ameaças e ataques?
As estações de trabalho são basicamente os aparelhos citados registrados como patrimônio da empresa e utilizados pelos funcionários no desempenho de suas funções.
Infelizmente esses equipamentos podem sofrer ataques coordenados sem o conhecimento do usuário. Por isso, conhecer as vulnerabilidades de uma estação de trabalho pode evitar a dor de cabeça de um ataque cibernético, reinstalar o sistema operacional ou pior, de se recuperar de roubo de dados. Já pensou perder aquela apresentação importante? Ou dados do fechamento do mês?
Listamos algumas recomendações de segurança para você relacionados ao uso desses equipamentos dentro e fora da empresa.
Veja como se proteger:
- Não baixe ou instale softwares sem a autorização da TI.
Somente softwares devidamente licenciados para utilização na empresa e homologados pela TI podem ser utilizados nas estações de trabalho.
- Não remova ou modifique qualquer software ou hardware sem a autorização da TI. Tal atitude pode comprometer a segurança e o desempenho da estação de trabalho.
- Acesse a estação de trabalho somente com sua conta de usuário.
Nunca utilize uma estação de trabalho através do nome de usuário (login) e senha (password) de outra pessoa. Tal procedimento visa garantir a confidencialidade das informações processadas.
- Utilize a estação de trabalho somente para fins profissionais.
- Não acesse sites que não sejam necessários para a execução de suas atividades trabalhistas.
- Não permita que membros da família ou amigos usem seus dispositivos de trabalho. Se a empresa forneceu um notebook, tablet ou até mesmo um desktop para você utilizar no trabalho remoto lembre-se que o equipamento cedido é apenas para uso do funcionário – não é o computador da família.
- Faça uma distinção clara entre dispositivos e informações para uso comercial e pessoal. Atenção! Não transfira dados de trabalho para dispositivos pessoais.
- Mesmo que você esteja apenas fazendo uma pequena pausa, bloqueie a tela do seu computador e dispositivos móveis da mesma forma que faria na empresa para que eles não fiquem acessíveis durante a sua ausência.
- Uma das maneiras que você pode infectar a máquina é através de dispositivos USB (mídias removíveis), como pen drive ou HD externo. Por isso só conecte dispositivos USB se forem confiáveis e realmente necessários.
- Em virtude do tamanho reduzido, do alto valor financeiro e do status que representam, notebooks e celulares e outros dispositivos móveis, são facilmente roubados e/ou furtados com todos os dados que eles contêm. Por isso, mantenha seus dispositivos seguros com você e adequadamente armazenados, especialmente ao usá-los fora das instalações da empresa.
- Dica extra! Higiene: Líquidos derramados nos equipamentos podem ser irreparáveis. Por isso, evite realizar refeições e beber qualquer coisa próximo ao computador, até mesmo o querido cafezinho. Sempre que possível, faça a limpeza, mas cuidado: utilize apenas álcool isopropílico 70% para limpar o monitor e os demais dispositivos que se conectam à máquina, e com eles desligados!
Gostou das dicas? Se tivermos esquecido de alguma, você pode acrescentar nos comentários! Lembre-se: segurança é prioridade!