Nosso Trabalho Inteligente

L Box | Novas Salas de lubrificação nas Unidades Fabris

por Vicunha | 22 de setembro de 2023

No dia 31 de agosto, aconteceu em Maracanaú a cerimônia de entrega das salas de lubrificação com o foco na padronização e otimização dos recursos lubrificáveis, trazendo assim, melhorias e ganhos para a Vicunha. Vamos ver como se deu todo esse processo?

Diante desse processo de melhoria tivemos o suporte da Símic Inteligência Industrial, uma empresa especializada em serviços industriais de manutenção, inspeção e consultoria, com foco em serviços de engenharia de lubrificação.

Até o momento, os processos aconteceram em três fases complementares, iniciando a quarta, ainda neste ano de 2023:

  • 1ª Fase ocorreu entre 2018 e 2020 com a Implantação do PILS – Programa Industrial de Lubrificação Sistêmica, em duas áreas pilotos: Beneficiamento e Utilidades Unidade I. Juntamente com a elaboração do Plano de Lubrificação dessas áreas;
  • 2ª Fase ocorreu entre 2021 e 2022 com a Implementação da Consultoria de Lubrificação, garantindo o suporte de análises técnicas, ações de melhorias e racionalização de lubrificantes.
  • 3ª Fase ocorreu entre 2022 e 2023 com a Gestão da Lubrificação, onde o foco é garantir a confiabilidade dos ativos lubrificáveis por meio do gerenciamento das ações realizadas nas fases anteriores, garantir também o desenvolvimento de pessoas por meio de treinamentos específicos sobre o tema, além do suporte com planejamento das atividades via CMMSComputerized Maintenance Management System/Software (Sistema de Gestão de Manutenção Computadorizado). Para além disso, iniciou a elaboração de uma Política de Gestão da Lubrificação que terá sua implementação fundamentada na quarta fase do programa.

Todo esse projeto das novas salas de lubrificação tiveram um investimento total de cerca de 440 mil reais contando com as três unidades fabris, tendo um retorno financeiro de 100% do valor planejado investido, além dos grandes benefícios direcionados em treinamentos e desenvolvimento de pessoas, padronização dos procedimentos de trabalho, ferramentas para realização de uma atividade segura e otimização dos recursos já existentes.

Fernando Jefferson, Coordenador do PCM corporativo:

Ainda falando sobre as fases, a terceira fase de Gestão da Lubrificação é formada por 6 etapas. Vamos saber mais sobre essas etapas e saber todos os benefícios que as salas de lubrificação trouxeram para a nossa Vicunha?

1ª Etapa | Gerenciamento de ações: São indicadores de acompanhamento de todas as ações e melhorias relacionadas ao projeto. Esses indicadores são disponibilizados através de uma plataforma de comunicação direta com a consultoria, SharePoint.

2ª Etapa | Planejamento e Gestão CMMS: Planejamento e programação das inspeções e atividades de lubrificação, em tempo real, através de um sistema computadorizado CMMS de gestão de ativos.

3ª Etapa | Desenvolvimento de Pessoas: Criação da “Hora do Conhecimento”. Um programa com encontros periódicos nas áreas, para estudo e capacitação dos assuntos relacionados ao universo da lubrificação e difusão das melhores práticas com as equipes.

 4ª Etapa | Salas de Lubrificação Lbox: As salas de lubrificação garantem o armazenamento adequado, com menor risco de contaminação dos produtos, certifica a otimização dos recursos e estabelece diretrizes quanto aos procedimentos, manuseios e identificações.

Com este novo conceito, as salas foram “batizadas” de Lbox. A Lbox é baseada em cinco princípios de uma ótima sala de referência: Metodologia 5S, Controle de Contaminação, Gestão Otimizada, Padronização e Diretrizes, Regras de Ouro.

A Vicunha de Maracanaú, já possui as três salas conceito Lbox. As demais Unidades, podemos acompanhar a evolução como consta abaixo:

5ª Etapa | Planos de lubrificação: Mapeamento e coleta dos pontos lubrificáveis, estudo das tarefas a serem realizadas, indicação técnica de melhor aplicação, periodicidade e volume correto de inserção e sugestão de atividades de inspeções complementares.

6ª Etapa | Política de Gestão da Lubrificação: Conjunto de documentos elaborados para padronizar e direcionar a Gestão da Lubrificação na Vicunha de forma unificada, tendo como base a ISO 55.001 (Gestão de Ativos).

 

Gabriel de Castro Lima, mecânico de manutenção, fala como está sendo fazer parte dessa inovação. Veja:

Esta última etapa de política de gestão, dá início a última fase do processo de padronização em todas as unidades Vicunha, mas ainda está sendo preparada, vamos aguardar!

E aí, o que achou das novas Salas de Lubrificação? Deixe seu comentário!

Comentários 1