Nos últimos dias, o Ministério da Saúde alertou sobre casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, um problema grave que já colocou várias vidas em risco em todo o país.
O metanol é um tipo de álcool tóxico, usado em solventes e produtos industriais, que pode causar cegueira, coma e até morte quando ingerido.
O Ministério da Saúde registrou 217 casos de intoxicação por metanol no país até segunda (06/10), sendo 17 confirmados e 200 ainda em investigação. São Paulo concentra a maioria dos casos, com 82,49% dos registros, porém estados como Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Rio de Janeiro já tiveram notificações.
Reconheça os sintomas:
Os sintomas aparecem geralmente entre 12 e 24 horas após o consumo e podem se confundir com uma ressaca comum, mas exigem atendimento médico imediato.

O que fazer se suspeitar de intoxicação?
1. Procure atendimento médico IMEDIATAMENTE.
2. Informe os detalhes ao médico:
Onde estava (festa, bar, evento);
Qual tipo de bebida consumiu;
Se havia rótulo na embalagem;
Horário aproximado da ingestão.
3. Não tente tratamentos caseiros!
A intoxicação por metanol exige antídoto específico e acompanhamento médico especializado.
Prevenção ao consumo!
Como medida de prevenção para quem frequenta festas, bares e eventos, o ministro da Saúde Alexandre Padilha, orientou a população sobre cuidados essenciais.
“Como ministro da Saúde e médico, posso dizer que temos três regras em relação às bebidas alcoólicas: se beber, não dirija; se beber, mantenha-se hidratado e bem alimentado, pois isso reduz os impactos de uma bebida adulterada; e, se for beber, certifique-se da segurança da origem, verificando se o lacre está intacto”, alertou Alexandre.
Cuidar de você é prioridade!
A Vicunha se preocupa com a saúde e segurança de toda a nossa gente. Intoxicação por metanol é uma emergência de saúde pública. Quanto mais pessoas souberem sobre os riscos e como se proteger, mais vidas poderão ser salvas. Compartilhe essa informação e fique alerta!
Cuidar da sua saúde é cuidar de todos nós.
Juntos, protegemos o que temos de mais importante: a vida.
Fontes:
Ministério da Saúde do Brasil – Publicado em 01/10/2025 20h43
Ministério da Saúde do Brasil – Atualizado em 05/10/2025 21h33
País tem 17 casos confirmados de intoxicação por metanol | Agência Brasil – atualizado em 06/10 20h15
