Especial

Mulheres na Indústria: a referência de lideranças femininas na Vicunha

por Wennya Lima | 12 de abril de 2024

Em comemoração ao dia da mulher, ainda no mês de março, o SESI Ceará reconheceu a força e a importância das lideranças femininas no meio industrial.

Espaço majoritariamente composto por homens, a indústria têxtil vem evoluindo ao longo dos anos. E a Vicunha tem reforçado o seu compromisso no desenvolvimento de mulheres em espaços de liderança no universo corporativo e industrial.

O Sistema Social da Indústria reconheceu os trabalhos desenvolvidos pela Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida, Juliana Melgaço, e da Gerente Geral de Qualidade e Processos, Thais Martins Bryan.

Juliana que é Assistente Social, assumiu recentemente a liderança do setor e falou sobre a importância da representatividade e contribuição das mulheres enquanto lideranças formais. 

“Sentimento de representatividade a tantas mulheres que assumem a posição de liderança e que com sua competência, garra e sensibilidade colaboram para o desenvolvimento das pessoas e da organização, contribuindo para que a Vicunha seja mais forte e competitiva dentro do mercado em que atua. Esse reconhecimento vem fortalecer a certeza que eu tenho do quanto a atuação feminina faz toda a diferença no crescimento da indústria têxtil e da moda em todo o mundo”, disse Juliana. 

 

A Gerente Geral de Qualidade e Processos, Thais Bryan, já atua há algum tempo no cargo e conta sobre a importância de construir espaços mais igualitários e diversos na indústria. 

“Aumentar a representatividade de mulheres na liderança das indústrias é primordial para estabelecer a igualdade de gênero dentro de uma empresa e, assim, contribuir com o equilíbrio social e econômico no mundo. Um ambiente de trabalho mais igualitário em relação ao equilíbrio homens x mulheres em cargos de liderança é um ambiente mais inclusivo e diverso que certamente tem maior capacidade de alcançar resultados que vão além do aspecto financeiro!”, concluiu Thais.  

 

 

A ascensão das mulheres em cargos de liderança no espaço industrial não é apenas uma questão de igualdade de gênero, mas também uma estratégia vital para impulsionar a inovação, a competitividade e o crescimento sustentável das empresas.

Ao reconhecer e valorizar o talento e a capacidade das mulheres, as organizações estão não apenas promovendo a igualdade nas oportunidades de trabalho, mas também maximizando seu potencial de sucesso.

É fundamental quebrar os estereótipos de gênero e criar ambientes inclusivos que permitam que todas as pessoas, independentemente do sexo, alcancem seu pleno potencial. Somente assim podemos verdadeiramente avançar rumo a um futuro industrial mais diversificado, dinâmico e equitativo. 

A participação ativa e significativa das mulheres nas lideranças industriais não é apenas uma questão de “deveria ser”, mas sim uma necessidade urgente para um progresso autêntico e sustentável.

Comentários 5