“Nova Economia é o modelo onde tecnologia, agilidade e propósito andam juntos para criar empresas mais produtivas, inovadoras e conectadas com as pessoas. Nosso desafio não é mais implementar regras, mas construir ecossistemas vivos, onde o comportamento seguro é resultado da interação entre tecnologia, cultura, liderança e propósito.””
A fala do Gerente de SSMA, Cristiano G., marcou o início da segunda edição do SSMA Summit Vicunha 2025. O evento aconteceu semana passada na unidade de Maracanaú com o tema “Visão 360°: Integrando SSMA na cultura e na estratégia do negócio.”
O objetivo foi gerar reflexão sobre como podemos evoluir a cultura organizacional com temas relevantes que fazem parte do nosso dia a dia: mudanças climáticas, engajamento, riscos psicossociais, saúde suplementar e visão sistêmica em SSMA.
Vanei, Diretor de Operações, realizou a abertura do evento agradecendo a presença das pessoas e todos os envolvidos, “o evento trata de cidadania e cuidado com as pessoas”. Recebemos presencialmente convidados externos e contamos com a presença dos nossos líderes, especialistas, analistas, pessoas estratégicas que compõem a organização. Para conectar todas as unidades, os momentos foram transmitidos ao vivo para Natal, Pacajus e São Paulo.
Palestras, rodas de conversa e painel
O SSMA Summit Vicunha 2025 discutiu temas importantes como a recente atualização nas normas NR1. Essas mudanças trazem novas exigências para as empresas, com foco especial no gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO) e no programa de gerenciamento de riscos (PGR), incluindo agora a gestão de fatores psicossociais, como estresse, sobrecarga de trabalho e pressão por resultados. O juiz do trabalho Dr. Raimundo Neto apresentou um conteúdo dinâmico com o tema “Riscos Psicossociais no Trabalho”, mostrando as novas abordagens que as empresas precisam ter, seguindo com uma discussão na mesa redonda conduzida pela Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida, Juliana M.
O evento trouxe também temas importantes para as lideranças, como: engajamento, produtividade, saúde na indústria brasileira, mudanças climáticas, excelência operacional e visão sistêmica, entre outros.
Foram dois dias de uma programação intensa, conteúdos empolgantes e auditórios lotados. No último dia, tivemos o lançamento do “Vem Ser Saudável”, que em breve será ativado na unidade de Maracanaú em parceria com SESI/CIS.
Agradecimentos especiais
A realização do SSMA Summit 2025 só foi possível graças ao trabalho incansável de uma grande equipe interna. Além disso, tivemos o apoio de nossos parceiros. Nosso agradecimento especial à FIEC, que colaborou para que este evento fosse um grande sucesso. A participação e o engajamento de todos foram essenciais para criar um ambiente de aprendizado e inovação.
Agradecemos também aos convidados externos e internos que palestraram, foram eles: Jordânia M., Luís L., Poliana P., Paulo R., Raquel E., Sávio C., Mayron F., Luiz V., Juiz Dr. Raimundo Neto, Juliana M., Dr. Claudio Patrício, Helane C., a Desembargadora Regina Gláucia, Alexandre Lima, Michell Ways, Anne M, Rômulo F, Dr. Claudio Patrus, Carmem Migueles e os idealizadores, Cristiano G. e Alexandre Ferreira.
Encerramos esses encontros com uma bagagem rica em aprendizados, novas perspectivas sistêmicas e estratégicas, e a convicção inquieta de que reinventar-se é uma necessidade constante. Até 2026!
Para mim, foi uma das experiências mais desafiadoras e gratificante. Mas, falando do conteúdo, estou ainda impactado com a quantidade de coisas novas e a complexidade de tudo que foi falado, de forma clara e muito objetiva. Que venha o Summit 2026.