Nosso Trabalho Inteligente

Saiba mais sobre as certificações Oeko Tex e programa ZDHC

por Vicunha | 28 de agosto de 2023

Nas duas últimas semanas, trouxemos aqui conteúdos sobre nossas certificações. Na primeira matéria, abordamos a ISO 9001 e a ISO 14001, que atestam nossos sistemas de gestão da qualidade e de gestão ambiental. E no segundo artigo, tratamos das certificações a GRS e Regenagri.

E agora chegou a hora de aprendermos mais sobre duas metodologias importantes para a nossa Vicunha, que são: Oeko Tex e programa ZDHC. Abaixo traremos mais informações de cada uma delas para que possamos nos aprofundar um pouco mais na sustentabilidade do nosso negócio.

Oeko Tex 100

Conquistamos esta certificação em 2004, de forma pioneira no Brasil. Ela assegura que nossos tecidos Denim e Denim Colour atendam aos limites internacionais do padrão e não apresentem substâncias nocivas à saúde humana e ao meio ambiente. Os testes realizados analisam a toxicidade dos produtos quando em contato direto com a pele.

Um artigo têxtil que possui esta certificação garante ao consumidor que todos os componentes usados na peça, sejam fios, botões e outros acessórios, foram testados e não foi identificada a presença de substâncias nocivas. Isso significa que o produto se torna inofensivo para fins ecológicos.

ZDHC

O programa Zero Discharge of Hazardous Chemicals (ZDHC) ajuda a guiar a cadeia de valor rumo ao uso seguro de produtos químicos. Ele impulsiona uma gestão voltada para que as empresas possam eliminar o uso de químicos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Na Vicunha, usamos este padrão desde 2017.

O Programa ZDHC teve início em 2011 com a colaboração de grandes marcas da indústria têxtil, com o objetivo de melhorar a proteção dos consumidores, dos produtores e do meio ambiente, eliminando progressivamente o uso de substâncias perigosas. Hoje, são diversas as empresas certificadas pelo ZDHC.

Com sua abordagem abrangente, o ZDHC não foca apenas no produto acabado, mas também nos processos de produção. Confira as etapas consideradas nesta metodologia:

  • Insumos: ao garantir a entrada de produtos químicos mais seguros na produção, conseguimos impactar todo resultado que vem depois;
  • Processos: com uso de rotinas mais inteligentes, trazemos impactos positivos ao fazer a coisa certa do modo certo;
  • Saídas: ao trabalharmos com bons insumos e processos, possibilitamos que materiais e produtos mais seguros e limpos deixem nossas fábricas, garantindo o bem-estar de produtores, clientes e do planeta.

 


Gostou de saber mais sobre Oeko Tex e ZDHC? Então fique ligado, pois em breve abordaremos aqui outras certificações importantes para nós!

#NossoTrabalhoInteligenteSustentável  |  #JornadaSustentável