A segunda edição do SSMA Summit Vicunha aconteceu nos dias 16 e 17 de julho reunindo líderes, analistas, parceiros de serviços, convidados externos e autoridades para reforçar o compromisso da nossa empresa com a integridade física e a saúde de todos os funcionários.
Confira a seguir alguns destaques da nossa palestra de abertura.
SSMA na nova economia: ambidestria, resiliência e inovação na cultura organizacional, reforçando o compromisso com a saúde e segurança da Vicunha.
Cristiano G., gerente geral de SSMA, falou sobre a importância de termos atenção e cuidado para a nossa evolução, além de não normalizar situações de risco. Um vídeo sobre fatores humanos, produzido pela PUC, foi exibido para o público mostrando que o erro é humano, mas precisamos aprender com eles no dia a dia. “A cultura é uma jornada complexa de aprendizados constantes”.
No mundo de hoje, a diversidade social, econômica e psicológica é uma realidade nos ambientes corporativos. Há uma nova forma de interação com a cultura e a tecnologia. Em uma cultura organizacional, o SSMA se tornou uma vantagem competitiva para as empresas. E, com a ajuda da tecnologia, tem modificado os processos de forma mais otimizada.
“Para que essa evolução cultural seja possível, são necessárias a simplicidade, a priorização e a frequência das nossas práticas”, comentou Cristiano G.
Abordou ainda temas como a nova economia, importante para as mudanças dentro do negócio. “A Vicunha está se reestruturando e tem o desafio de reconstruir ecossistemas vivos”, afirmou. “Nossos processos estão sempre se transformando. A ambidestria, uma estratégia para resolver um dos principais desafios atuais, que é encontrar o equilíbrio entre a eficiência operacional e a busca por inovações, tem um papel importante para o engajamento das lideranças no nosso negócio”, completou.