Com Dr. Rômulo Fiuza e Dr. Claudio Patrus
Neste segundo dia de SSMA Summit Vicunha 2025, lançamos o programa “Vem Ser Saudável”, um marco em nossa contínua dedicação ao bem-estar e à saúde integral de nossos funcionários. Este programa não é apenas uma iniciativa; é a concretização de um compromisso que vem sendo construído e aprimorado ao longo do tempo, reconhecendo que a saúde transcende a simples ausência de doenças.
A ideia do “Vem Ser Saudável” foi plantada no SSMA Summit de 2024, quando focamos no conceito de saúde integral. Naquela ocasião, o Dr. Rômulo Fiuza, médico do trabalho da unidade de Maracanaú, falou sobre a importância de uma visão completa, que abrange não apenas o bem-estar físico, mas também a saúde mental, social e profissional. Entendemos que um ambiente de trabalho saudável e funcionários plenos são fundamentais para a produtividade e a inovação. Iniciativas anteriores da Vicunha, como o foco em exercício físico, alimentação saudável e o programa para saúde mental “PraSer Humano” já demonstram a preocupação com esses pilares.
Confira os comentários dos médicos que debateram sobre este assunto:
“Queríamos oferecer mais oportunidades e ferramentas para que cada pessoa pudesse se tornar a melhor versão de si mesma em termos de saúde. Foi então que, por meio de uma parceria com o SESI, aplicamos a plataforma AASH (uma ferramenta utilizada para diagnóstico e levantamento de informações sobre a saúde do trabalhador) no final do ano passado. Essa pesquisa, respondida por aproximadamente 1.500 funcionários, nos permitiu traçar um diagnóstico preciso da saúde de nossa equipe e identificar as áreas onde poderíamos contribuir de forma mais significativa.
Os dados levantados foram reveladores e nos direcionaram para ações específicas. Um dos pontos de atenção mais relevantes foi o hábito alimentar, com 77% dos respondentes indicando consumo elevado de açúcares, gorduras saturadas e baixo consumo de vegetais e frutas. Sabemos que a alimentação é um pilar da saúde e está diretamente ligada à prevenção de diversas doenças, inclusive metabólicas e alguns tipos de câncer.”
Dr. Rômulo Fiuza, médico do trabalho na Vicunha.
“Foram apresentados no Departamento Nacional do SESI 40 projetos, com 20 aprovações, em média no valor de 12 milhões e a Vicunha é uma das 11 empresas no Brasil que está trabalhando as temáticas de saúde dentro do olhar da inovação, como o programa Saúde Conectada. É um programa que possui um olhar muito amplo sobre a saúde do trabalhador, principalmente para atenção em doenças crônicas não transmissíveis, o foco em cima do sobrepeso e obesidade, diabete, hipertensão e as patologias correlatadas. É um investimento lá do DN (Departamento Nacional do SESI) onde aproximadamente 1 milhão e 200 serão investidos, o prazo de execução será em 18 meses e já foi iniciado. Trazer a nossa estrutura do SESI para dentro da indústria dará início efetivamente às ações do projeto. Ele envolve muita tecnologia, inteligência artificial, Machine Learning e outras questões dentro de soluções inovadoras em saúde. Acreditamos muito neste projeto para a ampliação do acesso a uma saúde de qualidade.”
Dr. Claudio Patrus, Departamento Nacional do SESI de Brasília.
Estação SESI Saúde Conectada: é uma estrutura móvel, preparada para consultas médicas a distância e exames, que foi pensada para ampliar o acesso da população a atendimentos de saúde por meio da tecnologia digital.
O programa Vem Ser Saudável nasce, portanto, como uma resposta direta a essas necessidades, visando oferecer orientação, apoio e recursos para que cada um possa trilhar um caminho mais saudável, com foco na prevenção e no autocuidado. O objetivo é proporcionar um ambiente onde todos se sintam amparados para cuidar de sua saúde de forma proativa, em todos os seus aspectos.