Entre os meses de agosto e setembro, as máquinas modelo do TPM – Gestão Produtiva Total, das unidades fabris de Maracanaú e Natal, concluíram o desenvolvimento do passo 2 da metodologia TPM nos times da Rama 03 e Linha integrada 02.
Durante o passo 2, os times desenvolveram melhorias no maquinário com a finalidade de diminuir seus tempos de limpeza e inspeção relacionados a locais de difícil acesso ou fontes de sujeira. O objetivo foi aumentar o rendimento equipamento.
Além da melhoria significativa dos seus resultados e no equipamento, foi possível perceber o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos nossos colaboradores. O operador da Rama 03, Erinaldo Marinho, destaca que o desenvolvimento dos funcionários envolvidos no projeto se dá no campo pessoal e profissional.
Nas duas máquinas que avançaram para o passo 3, foram mensuradas pelo menos 46 melhorias, que reduziu em 74% o tempo de limpeza e inspeção na Rama 03 e 26% na Linha Integrada 02.
Para Francisco Luciano, operador da Linha Integrada 02 o sentimento é de realização por estar fazendo parte do time que auxilia na evolução da empresa.
Neste ano, já concluímos a projeção do plano de implantação para 2023. Evoluímos com a expansão do passo 01 em quatro times: iniciamos com o passo 01 em seis novos times; três times evoluíram do passo 01 para o passo 02; e dois times mudaram do passo 02 para o 03. Com isso, fecharemos o ano de 2023 com 15 times de TPM.
A Vicunha agora dá um importante passo na evolução da implementação da excelência operacional por meio do TPM, dando início ao desenvolvimento do passo 03 de um total de 07 passos, tornando-se uma das primeiras industriais têxteis no Brasil a registrar essa evolução.
Confira abaixo algumas fotos das equipes de Maracanaú e Natal que avançaram para o passo 3.
Boa tarde só d unidade 1 poderia solicitar as camisas para os participantes
Olá José, tudo bem? Nós recomendamos que entre em contato com a equipe de TPM da sua unidade para mais informações.