Nossa Vicunha

Vicunha patrocina exposição na Argentina em celebração ao Dia da Mulher

por Isabelle Lourenço | 22 de março de 2024

A exposição buscou fazer uma fusão entre arte e moda para promover o cuidado com o nosso planeta.

No mês celebrativo ao Dia Internacional da Mulher, a Vicunha apoiou uma exposição realizada no Hotel Hilton, em Buenos Aires, na Argentina. O principal objetivo da exposição foi promover a conscientização sobre as mudanças climáticas e como as pessoas podem cuidar do planeta através de ações práticas.

Inspirado na exposição “A Terra nos fala” do artista plástico nativo de San Juan, Carlos Gómez Centurión, o designer têxtil da mesma cidade, Francisco Zito, criou uma coleção exclusiva de vestidos feitos com materiais sustentáveis, denim e têxteis reciclados com tecidos doados pela Vicunha.

A exposição foi dividida em dois momentos. Na primeira parte, foram exibidos os processos criativos das obras realizadas pelo artista plástico, onde os elementos naturais da província de San Juan, localizada próximo a Buenos Aires, são a base para recriar formas e texturas. E uma segunda etapa, onde foram exibidos os looks criados pelo designer através de um desfile performático no qual participaram diferentes mulheres de referência da moda, cultura, identidade e sustentabilidade.

“A arte sempre exerceu sua influência na moda, mas quando o artista têxtil se atreve a ir além de referências ou piscadelas sutis, e em seu lugar cria em conjunto com o artista visual, uma obra autenticamente extraordinária e original é gerada, abrindo um espaço novo e emocionante onde ambas as disciplinas se encontram”, expressou Francisco Zito.

Vamos conhecer um pouco sobre os artistas!

O geólogo e artista Carlos Gómez Centurión ao centro.

Carlos Gómez Centurión, natural de San Juan e filho de um geólogo, conta que desde pequeno se sente pertencente ao ambiente das montanhas. Suas telas, impregnadas de terra e argila, combinadas com a prática da pintura, testemunham vividamente a natureza. Na exposição “A Terra nos fala”, ele apresenta uma série de telas penduradas que, intervindas pela pintura e através da técnica do frottage, se apropriam da paisagem das montanhas.

O artista Francisco Zito à esquerda.

Francisco Zito, designer e artista têxtil natural de San Juan, iniciou sua carreira realizando diversos desfiles, sempre buscando comunicar através de seu propósito, como na Moda Jovem Sanjuanino com a Fundação Nueva Vida (luta contra o HIV), na Alta Costura PRE-MICA Cuyo, e em colaboração com o artista Gómez Centurión, criou trajes com tecidos intervencionados para a Câmara Argentina da Moda.

Na Vicunha nos orgulhamos em apoiar os talentos de San Juan, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade, e usando arte e moda como ferramentas poderosas para inspirar uma mudança positiva em nossa sociedade.

#Sustentabilidade #Moda #Arte #Denim

Comentários 2