A Vicunha está em um processo de constante evolução cultural, com diversas iniciativas direcionadas a torná-la uma empresa LEAN. Ou seja, uma organização que utiliza apenas recursos necessários para a realização de seus trabalhos, evitando desperdícios e buscando a melhoria contínua de seus processos.
Em conformidade com o princípio de Agilidade & Simplicidade, a empresa está reorganizando as agendas de reuniões para dedicar mais tempo às equipes e setores.
Como parte dessa reorganização, será retomada a Hora do Foco e padronizados os horários da Gestão da Rotina em todas as áreas industriais. A Hora do Foco será inicialmente destinada aos Gerentes Industriais e Chefias Industriais.
Mas o que é a Hora do Foco?
É uma iniciativa criada pelas áreas produtivas para garantir mais tempo de qualidade as nossas lideranças industriais. O objetivo é proporcionar mais espaços para diálogo entre os times da produção, trabalhando nossos princípios de Gente e Dialogo Aberto e Agilidade e Simplicidade e contribuindo para o aumento da produtividade e da excelência.
Como funciona na prática?
Gerentes industriais e Chefias industriais, devem reservar suas agendas no Teams com o nome “Hora o do Foco”, considerando os horários dispostos na imagem abaixo.
demais ações que exigem um tempo de concentração. Também é sugerido o bloqueio da agenda durante os horários de almoço, prezando pela saúde e bem-estar das nossas lideranças.
Vamos relembrar e conhecer algumas siglas correlacionadas a Hora do Foco!
OPI – Ritual de Gestão da Operação junto com a Supervisão
Neste momento, o supervisor dedicará tempo para, junto aos operadores, analisar os acontecimentos do dia anterior utilizando indicadores de segurança, qualidade e produção. Os operadores destacarão os pontos de atenção para o dia atual e identificarão onde precisam de apoio da supervisão para garantir a produção prevista.
KMI – Ritual de Gestão da Supervisão junto com a Chefia
O chefe dedicará tempo para analisar o dia anterior junto com os supervisores. Serão relatados os acontecimentos do dia anterior, juntamente com os indicadores de segurança, qualidade e produção. Os supervisores destacarão os pontos de atenção para o dia atual e identificarão onde precisam de apoio dos chefes para garantir a produção prevista.
KPI – Ritual de Gestão da Chefia junto com a Gerência
O Gerente visitará uma área por dia para acompanhar o andamento junto com os chefes, identificar as ações prioritárias e os indicadores que necessitam de atenção. Durante essa visita, será realizado um gembas para verificar pontos de segurança, 5S e possíveis melhorias.
Vale lembrar!
Caso haja alguma reunião emergencial no momento da Hora do Foco, o gestor irá avaliar de forma excepcional se a sua participação no momento é fundamental, podendo consultar suas lideranças para tomada de decisão sobre possível presença ou não, em determinada atividade neste período.
Para saber mais ou em caso de dúvidas, converse com a sua liderança direta!
#HoraDoFoco #AgilidadeESimplicidade #MetodologiaLean